Foto: Renan Mattos (Diário)
O consórcio contratado pelo Dnit para o lote 2 da duplicação da Travessia Urbana de Santa Maria deve retomar hoje o asfaltamento do viaduto do entrocamento da Avenida Walter Jobim com a BR-287 e a BR-158 (Faixa de Rosário). Além de concluir a pavimentação, equipes ainda precisam acabar a iluminação e a sinalização do viaduto, além da divisória central. Apesar de atrasos em função da chuva e imprevistos, o que não permitiu a conclusão em julho, a nova previsão é que, ao longo do mês de setembro o trânsito seja liberado nas quatro pistas do viaduto, no sentido Shopping Praça Nova-Cohab Santa Marta e vice-versa.
Contador de tráfego é confundido com pardal em rodovias da região
Quando isso ocorrer, deve amenizar os longos congestionamentos no local, já que, atualmente, os veículos acabam tendo de parar na rotatória, o que prejudica o fluxo. Como ali perto ainda há trechos em pistas simples, é possível que parte do congestionamento acabe ocorrendo em outros pontos, até que a duplicação da Travessia Urbana seja concluída.
Ontem, o consórcio do lote 1 concluiu os içamentos das vigas do primeiro viaduto do trevo da Uglione, que foram instaladas sobre os pilares. A partir de agora, as equipes seguirão instalando as lajes sobre as vigas e as muretas, para depois pavimentar, sinalizar e iluminar o viaduto. A intenção do Dnit é liberar o trânsito nesse viaduto, no sentido Estação Rodoviária-Tancredo Neves, até o final deste ano, para amenizar os congestionamentos no trevo da Uglione. Porém, tudo dependerá do volume de recursos que será liberado.
Enfim, voltou a luz em trecho da Travessia Urbana no Bairro Cerrito
As obras de duplicação dos 14,5 km da Travessia Urbana, iniciadas em dezembro de 2014, estavam 76% concluídas segundo a medição feita no final de julho e devem ser aproximar agora de 80%. O Dnit espera concluir todas as obras ao longo de 2020, a depender das verbas liberadas.